sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Amigos torcedores

Se tem algo sensacional no futebol, fora do campo, é isso: a amizade entre torcedores de um mesmo time.
É impressionante a intimidade que as pessoas tem umas com as outras em dia de jogo de um clube, pelo menos a torcida do Grêmio é assim. Tô acostumado a ir em jogos do Grêmio sozinho, mas nunca vou calado. Vou e volto conversando com os outros gremistas sobre o jogo...
Movidas pela mesma paixão, por uma equipe de futebol, as pessoas se aproximam, te cumprimentam, falam sobre futebol, contam histórias de suas vidas, as vezes coisas íntimas, é tri legal.

Um bom exemplo é o último jogo do Grêmio que eu fui, no Olímpico, contra o Sport Recife.
Tava bem tranquilo na parada, com minha camisa preta do tricolor dos pampas, só esperando o bus pra ir pro estádio, e eis que um cara, também com a camisa do Grêmio, vem até mim, com uma lata de Polar na mão, e começa a me relatar toda história da compra do ingresso dele... uma carteira que era de um amigo dele, que emprestou pra ele, que comprou o ingresso uns dias antes... e blá blá blá...
Nisso, chegaram mais dois caras de camisa do Grêmio e entraram na conversa, falando sobre o que esperavam para o jogo de daqui a pouco. Até que veio o ônibus que vai para a Azenha. Já tava lotado de gremistas...
Sentei num banco qualquer, perto da roleta, e fiquei... não demorou muito, um guri e uma guria, trajados de azul, preto e branco, sentaram-se atrás de mim. E foram até lá o Olímpico conversando besteiras sobre futebol. Por incrível que pareça, a guria entendia bem mais que ele. Bueno, isso não é muito comum, gurias que entendam de futebol. :p

Na fila pra comprar ingresso, resolvi perguntar pra um cara, que estava com fones nos ouvidos se já havia sido divulgado quantas pessoas estavam dentro do estádio. Ele não sabia, mas ficou puxando papo até a hora em que eu comprei o ingresso e adentrei o solo sagrado. Não só ele, mas umas cinco pessoas em volta foram conversando o tempo inteiro na fila, eu era uma delas.

Tava caminhando rumo a arquibancada lateral, de olho no jogo, quando o Reinaldo, atacante tricolor, desviou um chute de longa distância e pôs a bola no fundo da rede. GOL!!! Todos gritando, comemorando, pessoas abraçando desconhecidos, loucura nas tribunas, ...
Assisti o restante do jogo na arquibancada lateral, perto da linha do meio-campo. Durante toda a partida, conversava e comentava, lance a lance, com as pessoas em volta. Quatro gurias lindas tavam do meu lado naquele dia, um degrau abaixo da arquibancada. Aliás, todas as gremistas são lindas, muito lindas. Menos uma, que estava a minha direita, no mesmo degrau que eu, aquela não era linda, mas pelo menos é gremista. :p

O jogo terminou, e todos os torcedores foram para suas respectivas casas, após vibrar, cantar, sofrer, rir, comemorar... ao lado de pessoas desconhecidas, mas com uma paixão em comum, o Grêmio Football Porto-Alegrense.

Se as pessoas fossem sempre assim, amistosas umas com as outras, menos egoístas, amigas mesmo: a vida na sociedade seria muito melhor.
Pena que o mundo não é assim, cheio de pessoas amigáveis... mas no futebol, ao menos na torcida do Grêmio, é assim: todos são amigos. Já é um começo!

8 comentários:

Anônimo disse...

to ligada, isso é bem gostoso, nos jogos do Corinthians que eu vou é a mesma coisa :)

obg por passar, ótima sexta :*

Kamilla Barcelos disse...

Eu nunca assisti a um jogo de futebol em um estádio.
vc torce p/ o Grêmio? Eu torço p/ o Cruzeiro! Me responde uma pergunta, seu time perdeu p/ o meu esses dias, ou eu estou enganada? hahahaha

aamandatener disse...

eu nunca assisti jogo nenhum de futebol.. mais eu já assisti a copa em um lugar que tava passando, tinha um monte de pessoas láa. quando Brasil fazia um gol.. era abraço em quem tava do lado e tal.. é massa isso..!

Beiijos :*

Nadezhda disse...

Mas podia ser assim fora do futebol né.

(Eu tentei ouvir o áudio do programa. Mas na primeira vez carregou um pouco e travou. Na segunda nem carregar carregou).

;)

Gigis disse...

é verdade, acho que é coisa de brasileiro mesmo, tu sempre encontra alguém e conhece, e vai conversando...

Eu tento não sumir ;)

Unknown disse...

Concordo,
Antigamente iamos ao campo de futebol e faziamos amizades com todos e não só torcedores do nosso time não do time adversário também, sentavamos juntos nas arquibancadas...e nada acontecia...
Depois que inventaram a tal de torcida organizada o negócio ficou um horror...antes torcia com amor...hoje torcem com ódio...
Sinto saudades...

Anônimo disse...

Futebol unifica, e os de sangue azul do nosso Imortal Tricolor sabem que a vitória é sempre nossa no final. :P

Menina Bonita. disse...

Vou dizer pra você a mesma coisa que disse pro meu namorado dia desses: apesar de não saber quase nada de futebol eu acho muitooo bacana meninas que gostam de futebol e torcem com todo amor pra algum time,mas de uma coisa eu sei a camisa do grêmio é a mais bonita,e a que mais fica bonita em meninas.
E mais,eu acho a torcida do grêmio a mais legal ;P
E nem é pra puxar seu saco não viu..rs é que gosto mesmo!


Beijoss ;*