sábado, 18 de agosto de 2012

Dom e sorte

Acabo de ver um cara formado em jornalismo que eu conheço e que trabalha na área publicar um texto ridículo falando de coração e bla bla blá... Claro que sempre tem gente idiota o suficiente para comentar que adorou, puxar o saco dizendo que ele tava inspirado e essa baboseira melosa toda só para não deixar mal (se bem que o mau gosto anda na moda). Deviam é ficar constrangidos por ver alguém teoricamente culto gerar algo tão pobre (acreditem quando eu digo: "óóóun, que podre"). Mas eu entendo que por pior que sejamos em alguma coisa, sempre teremos os amigos para incentivar a continuar fazendo merda.

Sim, estou prestes a entrar na discussão chata de toda semana na faculdade sobre a obrigatoriedade do diploma  de jornalista que vários professores por motivos óbvios de sobrevivência defendem com unhas e dentes.

Acredito que no mínimo 70% das coisas que alguém sabe fazer são por puro dom. Outros 15% são técnicas que tu aprende e desenvolve para fazer melhor o que já nasceu predestinado a exercer. Mais 10%  felling no momento do sinistro. E o restante é o que só vai te custar tempo e dinheiro, o diploma.

Existem por aí várias pessoas que pesquisam, aprofundam e escrevem melhor do que gente formada em jornalismo, letras ou sei lá o quê, que nunca vão ser lidos nem citados porque ao invés de estarem na aula com um bando de gente sem noção alguma da realidade estão vivendo e deixando a arte fluir. Tenho certeza que ninguém que entrou idiota saiu gênio da faculdade. Os que se destacam pela boa qualidade já nasceram com o dom.

Fora os cursos da área da saúde e mais alguns outros que exigem alto grau de instrução, não enxergo uma razão para que as faculdades ainda existam e sejam tão exigidas no currículo. Qualquer Zé Ruela com dinheiro entra na faculdade e se forma hoje em dia. Se é tua vontade te aprimorar ou acha legal, beleza, vai! Porém, não deveria ser pré-requisito para conseguir um emprego, por exemplo. Como diria um amigo meu: "não interessa quanto tu ganha ou quantos diplomas tu tem. Se levar um pau do mendigo na rua, fica feio pra ti!"

Tá aí o Maurício Saraiva como baita exemplo de um cara que deve ter se dedicado bastante aos estudos e hoje é visto como piada por qualquer um que tenha o mínimo discernimento sobre futebol. Por mais jogos que já tenha ele visto, não adianta, não aprendeu como funcionam as coisas. Eu sei que um monte de gente vai dizer "ui, mas ele trabalha na RBS e é rico". É, e daí??? Qualquer um com indicação também seria! Imagina se entendesse do assunto ainda!

Caras como Kerouac, Steve Jobs, Johnny Deep, John Lennon, Syd Barrett, Pelé (só para ninguém falar que só usei exemplos de gente chegada em alucinógenos), entre outros milhares que eu poderia passar horas discorrendo sobre, são tidos como lendas porque nasceram com o dom e tiveram sorte de serem descobertos quando chegou o momento, não porque se destacaram na cadeira de "introdução aos novos métodos teóricos na busca científica do eu interior por mim mesmo" ou "estatística II". Dom, só!

Ao meu "amigo" do texto dos coraçõezinhos ridículos, só resta dizer: esqueça os livros de teoria, leia Shakespeare!

1° Obs: se publicasse como sendo um texto do Jabor e usasse o estilo dele, bombaria!
2° Obs: não sei sequer UMA regra de gramática... nem pretendo...
3° Obs: sim, mãe, vou continuar indo na aula.

Um comentário:

aamandatener disse...

Eu concordo com você. Tem gente que simplesmente tem o dom e pronto.
Um exemplo que tá sempre na minha cabeça, é quem sabe cantar. Tem umas pessoas que nascem com a voz linda e tem outros estudam e gastam dinheiro pra cantar direitinho. Esses cursos, faculdades, e o raio a 4, são feitos pra aprimorar o que voce "já sabe fazer"

Bom te ver de volta!
Beijo