sábado, 24 de outubro de 2009

Clima de Clássico

Gre-Nal é acirrado, não interessa o local ou o torneio em questão. Mas o embate do próximo domingo será, além de disputadíssimo, decisivo no que diz respeito as ambições de ambas equipes para o restante do ano. A razão? Cinco Pontos. Os mesmos cinco pontos que separam o Inter da liderança da competição, também separam o Grêmio do G4.

O tricolor vem desfalcado de peças importantíssimas como Jonas, goleador da equipe na temporada, Maxi López, o símbolo da raça do time, e sem seu capitão e camisa dez, Tcheco. Os últimos dois suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
O Internacional não poderá utilizar o zagueiro Fabiano Eller, também cumprindo suspensão pelo terceiro amarelo. Teoricamente, a situação é desfavorável ao Grêmio, embora a única vantagem real do Inter seja o fator local.

Douglas Costa poderá ser a surpresa entre os titulares do Grêmio. O Internacional contará com a volta de Giuliano, Alan Kardec, e Bolívar, que cumpriu suspensão diante do Fluminense.

Quem perder, praticamente, dará adeus aos seus objetivos maiores. Uma derrota gremista acaba com o sonho de disputar a libertadores de 2010. Desbarato colorado complica demais as chances de manter-se na briga pelo título.

O clima de clássico já tomou conta da cidade.

Para domingo, a meteorologia indica tempo fechado e a volta do frio à capital gaúcha. Eu indico clima quentíssimo dentro de campo, nervos à flor da pele, e Porto Alegre parada para assistir a mais uma peleia inesquecível.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Caixa de Pandora

Existem na Mitologia Grega várias versões para esta mesma história. Todas elas tem o mesmo significado. O titã Prometeu deu aos homens o segredo do fogo, com o qual poderiam subjugar todas as outras espécies vivas. Zeus não gostou da ideia. Nem um pouco! E mais do que não gostar, ele resolveu vingar-se.Existe no mundo alguma criatura mais vingativa do que a mulher? Claro que não!

Ainda não existiam mulheres no planeta. Nem uma sequer. E foi essa a melhor maneira que o Deus dos Trovões encontrou para vingar-se do titã, criando e enviando para a Terra um ser mais vingativo que a própria vingança(se é que é possível): a mulher. É claro que não operou sozinho. Pandora teve sua forma esculpida em argila por Hefesto; Afrodite deu-lhe beleza; Apolo foi o responsável por seu talento musical; Deméter lhe ensinou tudo sobre colheita; Atena concedeu-lhe habilidade manual; Poseidon presenteou-a com um lindo colar de pérolas; Hermes dotou-a com o dom da persuasão(MALDITO SEJA HERMES!!!), além de outros dons recebidos de todos os deuses. Zeus finalizou a obra dando-lhe características pessoais, antes de entregá-la com um topzinho na cabeça a Epimeteu, irmão de Prometeu.

Prometeu alertou o irmão sobre sua desconfiança quanto ao presentinho do Deus Supremo, mas como titãs e homens tem pensamentos semelhantes ao avistarem uma bela mulher, Epimeteu não deu ouvidos ao irmão e aceitou o presente. Mais do que aceitou, casou-se com Pandora. Pronto, Zeus vingou-se em grande estilo. Deu aos homens alguém para controlá-los, persuádi-los, obrigá-los a fazer todas suas vontades e para reclamar quando demoramos demais jogando futebol com os amigos.

Como toda mulher, Pandora também possuía o "fator Kinder Ovo". Sim, Pandora tinha uma surpresa, uma caixa na qual estavam aprisionados todos os males da humanidade e apenas um dom. E então, Zeus cometeu um grave erro: atiçou um dos sentimentos mais fortes das mulheres... curiosidade. Zeus Disse-lhe exatamente o que não se deve dizer a uma mulher quando não se quer que ela faça algo.
- Pandora, guriazinha linda, eu te dou esta caixa mas promete pro pai que não vais abri-la em hipótese alguma. Tá?
- Sim, papai! - Respondeu-lhe Pandora, provavelmente fazendo uso do dom concedido por Hermes. Repito: maldito seja Hermes!!!

Vencida pela curiosidade, a primeira mulher do planeta abriu a caixa para dar uma espiadinha, liberando assim todos os males existentes. Desesperada, sem saber o que fazer tentou fechar a caixa a tempo de manter algo aprisionado em seu interior, e conseguiu. Pandora libertou todas as coisas nefastas e manteve presa na caixa apenas algo chamado Esperança.

Às vezes nos apaixonamos, levamos vários "foras", somos desprezados, humilhados, nos expomos ao ridículo, ficamos chatos com nós mesmos(sim, eu fico chato até comigo quando não me querem. O cara mais chato do mundo eu diria...), mas continuamos insistindo. A insistência é explicada por um simples motivo: mesmo não querendo-nos, todas as mulheres tem algo em comum com a primeira da Terra, elas prendem nossa esperança.

Aqui no sul, além de belas mulheres, há algo semelhante, senão pior, no que diz respeito as nossas esperanças para o futuro: A dupla Gre-Nal! Sofremos, esbracejamos e até choramos por Grêmio e Inter. Os dois representantes do sul na primeira divisão sabem o quão difícil será conquistar algo no Brasileirão nesta altura do campeonato. Mesmo assim, os gaúchos continuam acreditando. E é tudo culpa da Pandora... Enquanto houver mulheres e rodadas do Campeonato Brasileiro, continuaremos acreditando em um final feliz. Enquanto houver paixão, há esperança!